Página inicial > Notícias > Professora e aluno do Ifes lançam livros nos próximos dias

Professora e aluno do Ifes lançam livros nos próximos dias

Publicado: Segunda, 18 de Abril de 2016, 17h33 | Última atualização em Terça, 19 de Abril de 2016, 14h45

Um dos lançamentos será já nesta terça (19), no Palácio Anchieta. O outro, de um dos alunos do Mestrado em Humanidades, está marcado para o dia 13 de maio.

Professora e aluno do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) terão seus livros lançados nos próximos dias. A obra “Tem uma lua na minha janela”, escrita pela professora Andréia Delmaschio, será lançado nesta terça-feira (19), às 19h no Palácio Anchieta. E o livro“Africanta - Ser negro”, do aluno Hudson Ribeiro, será lançado no dia 13 de maio; o evento vai acontecer no miniauditório do Campus Vitória, também às 19h.

O livro “Tem uma lua na minha janela” é um dos contemplados pelos editais da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e será lançado junto com diversas obras de autores capixabas, nesta terça. A obra é a sétima da autora e oferece uma seleção de diálogos de duas crianças, apresentados no formato de pequenas crônicas. Essas conversas são dos seus filhos gêmeos, Flora e Francisco, registradas desde quando começaram a falar de forma mais desenvolta, até o início da alfabetização.

A seleção desse período é justamente pra demonstrar um momento em que a fala não está enrolada nos discursos da escola, da mídia, do mercado e da religião. Para a autora, “ É nesse momento em que o discurso está livre do conjunto moral e do senso comum que nos enredam”, comenta. Cada uma destas crônicas tem a função de nos remeter a um espaço em aberto do surgimento da fala e do pensamento, das surpresas com as palavras e das curiosidades acerca do mundo adulto.

Já o livro “Africanta - Ser negro”, de Hudson Ribeiro , traz um grande poema épico, acerca das questões e reflexões do grupo negro. Trata-se de um canto de guerra e louvor, onde se manifestam várias tribos para afirmar a unidade de um povo. Para o autor, “o livro deveria ser lido e ouvido ao som de um atabaque, como se fora o ritmo e a pulsação de um povo cuja ancestral raiz se sustenta no terreno baldio da liberdade”.

Hudson é aluno do Mestrado Profissional em Humanidades, do Campus Vitória.