Estudantes e servidores lotam auditório na abertura da XI Jornada de Iniciação Científica
O evento acontece no Campus Venda Nova do Imigrante até esta quarta-feira (19).
A abertura da XI Jornada de Iniciação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação contou com a participação de alunos e servidores de diversos campi do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) na manhã desta terça-feira (18). O evento acontece em Venda Nova do Imigrante, até amanhã (19) e inclui em sua programação apresentações de trabalhos na forma de pôsteres, apresentações orais e também em forma de produto. Paralelamente ao evento, também acontece a feira de ciências EcoIfes, um projeto multidisciplinar promovido pelo campus.
O diretor-geral do Campus Venda Nova, Aloísio Carnielli, deu boas-vindas aos presentes e destacou a importância do fomento às atividades de iniciação científica. “Estamos muito felizes em receber a primeira Jornada internacional do Instituto. Pensamos que a ciência é algo distante, mas muitas vezes, inclui pequenas mudanças em práticas do dia a dia que, por meio da inovação, trazem grandes resultados. É importante que o interesse pela produção científica nasça nos primeiros anos e prossiga pela vida acadêmica do estudante”, disse.
André Pires, diretor de Pesquisa do Ifes e organizador geral do evento, destacou os números que marcam a Jornada entre 2006 e 2016. “Passamos de 130 trabalhos para mais de 500 nesses 11 anos. No mesmo período, 1.822 estudantes passaram pela iniciação científica no Ifes. Outro avanço é a interiorização da Jornada, queremos que ela percorra todos os campi, de Alegre a Montanha. No ano que vem o evento acontecerá em Colatina”, afirmou.
Representando o reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Instituição, Marcio Almeida Có, lembrou o que evento fecha o ciclo de 2015/2016 e agradeceu aos estudantes e pesquisadores pelo interessa em pesquisa. “Ficamos muito felizes com a evolução dos indicadores, citada pelo André. Nos últimos três anos, multiplicamos por três o número de pós-graduações lato sensu; e por cinco as stricto sensu. É preciso ainda melhorar o número de alunos, pensar em formas de envolver os estudantes em pesquisa e extensão”, comentou.
Os participantes também tiveram a oportunidade de ouvir três músicas interpretadas pelos alunos vencedores do Ifestival 2016, Julio Cesar Brambila, Gabrielle Dias e Thierry Pihetro Alves de Souza. Após os discursos, a secretária de internacionalização da Universidade Nacional Villa Maria (UNVM), de Córdoba na Argentina, proferiu uma palestra sobre a internacionalização do Ensino Superior.
Maria Cecília destacou pontos de semelhança entre a instituição argentina e o Ifes, como a descentralização territorial, o envolvimento com pesquisa científica e a vontade de internacionalizar os espaços, mantendo-se próximos de instituições internacionais. Ela explicou que na UNVM a Internacionalização ganhou uma estrutura semelhante às das pró-reitorias no Ifes e mostrou como funciona, com suas funções, programas e resultados.
Entre os programas citados por ela estão o Centro de Responsabilidade Social para o Desenvolvimento Sustentável, o Programa Escola Internacional de Negócios, o Centro de Espanhol, e os programas internacionais de mobilidade de estudantes, docentes e técnicos. Ela finalizou sua palestra com a frase do educador Paulo Freire para inspirar as pessoas: “As coisas não são assim. As coisas estão assim e podemos mudá-las”.
A estudante Bruna Arielly Alves, graduanda em Arquitetura e Urbanismo do Campus Colatina, está pela primeira vez no evento para apresentar um trabalho sobre sustentabilidade urbana. “Realizei a pesquisa durante um ano com bolsa do Programa Jovens Talentos para a Ciência, hoje é dia de apresentar os resultados. Estou ansiosa”, comentou a estudante do 6º período.
Programação
Após a tarde de apresentações de trabalhos, a programação desta terça-feira (18) será encerrada com uma palestra específica para produtores de leite da região, proferida pelas pesquisadoras Maria Cecilia Ana Conci e Estefania Jornet, da UNVM.
Confira a programação completa desta quarta-feira (19):
9h30 – Palestra “Gestión Integral del recurso hídrico en microcuencas cafeteras.”
Nelson Rodriguez Valencia (Cenicafé)
13h às 17h – apresentação de trabalhos
18h – Palestra “Beneficio ecológico del café con fermentación natural y con desmucilaginado mecánica. Tecnologías Limpias para su café de alta Calidad y Producción física sensorial, BECOLSUB y Ecomill®”
Carlos Eugenio Oliveros Tascón (Cenicafé)
Público-alvo: produtores rurais da região
A XI Jornada de Iniciação Científica do Ifes é realizada em parceria com o Incaper, tendo o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) como apoiadores. Mais informações como histórico, resumos, e programação das apresentações de trabalhos podem ser encontradas no site do evento.
Leia mais sobre a XI Jornada de Iniciação Científica do Ifes:
Campus Venda Nova recebe produtores rurais em palestras sobre leite e café
Avaliadores destacam qualidade dos trabalhos da XI Jornada de Iniciação Científica do Ifes
Palestra sobre cafeicultura colombiana e dança pomerana marcam a manhã do segundo dia da JIC do Ifes
Redes Sociais