Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Campus Serra recebe mostra de curtas com histórias tribais nesta quarta-feira (30)
Início do conteúdo da página

Campus Serra recebe mostra de curtas com histórias tribais nesta quarta-feira (30)

Publicado: Terça, 29 de Novembro de 2016, 14h46 | Última atualização em Terça, 29 de Novembro de 2016, 14h46

Evento é promovido pelo Cineclube Mangue Seco, em parceria com o Mucane, e começa às 17 horas.

O Campus Serra recebe, nesta quarta-feira (30), uma mostra de curtas do Festival de Histórias Tribais, um projeto do Museu Capixaba do Negro (Mucane). A mostra acontece por meio de parceria do museu com o Cineclube Mangue Seco e terá quatro filmes de vários estados brasileiros. A exibição começa às 17h, no auditório do campus. A entrada é gratuita e aberta ao público em geral, além da comunidade acadêmica. Além da exibição, haverá bate-papo com os organizadores sobre a temática dos filmes.

Veja abaixo mais informações sobre os curtas:

“Oná”, direção coletiva (Rio de Janeiro)
Um poeta realiza uma oferenda a Exu, mensageiro entre Orún (céu) e Aye (terra), a fim de libertar os caminhos da sua raça, que até hoje sofre com um preconceito físico e simbólico.

“Égun”, de Helder Quiroga (Minas Gerais)
Animação que busca estabelecer um diálogo entre a linguagem poética e o cinema. O filme conta a história de um pescador na busca por compreender os fatos que levaram à morte de seu pai, abordando a relação entre a condição sociocultural de moradores de uma comunidade litorânea e a tradição espiritual afro-brasileira do Candomblé.

“Malunguinho”, de Felipe Peres Calheiros (Pernambuco)
Malunguinho liderou o Quilombo do Catucá no século XIX. Apesar de ter sido morto em 1835, ainda hoje é cultuado pelos praticantes da Jurema Sagrada, religião de matriz indígena com influência africana do Nordeste do País.

“Caminhos do Mar”, de Marcelo N. Reis (Espírito Santo)
Um homem é abandonado por sua esposa e passa por dificuldades como pescador. Ele então vai até a imagem de Iemanjá pedir para encontrar o grande amor da sua vida.

registrado em:
Fim do conteúdo da página