Cidade da Inovação
A Cidade da Inovação é uma plataforma de empreendedorismo e inovação voltada à dinamização da economia, como estratégia de cumprimento dos objetivos, características e finalidades do Ifes, conforme consta nos artigos 6º, 7º e 8º da Lei nº 11.892, de 2008. Tem o intuito de ser um espaço para desenvolvimento de atividades de Pesquisa e Extensão, visando o fortalecimento da inovação, do empreendedorismo e da economia criativa no Espírito Santo.
Está localizada a área dos antes denominados Galpões do IBC, no bairro Jardim da Penha, em Vitória, cedido para o Ifes desde o mês de agosto de 2021. A instituição aprovou junto à Secretaria do Patrimônio da União (SPU) um plano para a ocupação e uso do espaço.
Desse plano, o Ifes já concluiu a reforma da edificação que antigamente abrigava a gerência dos armazéns da Conab, logo na entrada principal dos galpões. Nessas instalações já se encontra em operação o Polo de Inovação Vitória (PEIF-IFES), unidade do Ifes especializada em gestão de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação voltados à indústria de metalurgia, materiais e inteligência artificial.
Confira nesta página mais informações sobre a Cidade da Inovação e seu processo de implantação.
Telefones
Recepção: 3357-7500 (ramal 6002)
Administração: 3357-7500 (ramal 6003)
Histórico
Instalados em uma área com mais de 30 mil metros quadrados, numa região central de Jardim da Penha, em Vitória, encontram-se as estruturas conhecidas como Galpões do IBC. Erguidos no início dos anos 1960, eram de propriedade do Instituto Brasileiro do Café e tinham o propósito de armazenar o produto, em linha com as estratégias de produção e comercialização do café coordenadas pelo IBC. Ao longo dos anos, depois de crise na cafeicultura, também pertenceram à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Como um verdadeiro marco histórico e arquitetônico para o bairro e para a cidade de Vitória, os galpões assistiram à transformação de Jardim da Penha – de um local de interesse eminentemente logístico, com escassa ocupação urbana, em um dos bairros mais populosos e valorizados da capital capixaba. Acabaram circunscritos em uma área residencial, e seu destino tornou-se um tópico para debate entre o poder público e a comunidade. Ao final de 2020, o imóvel foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC).
Em abril de 2021, após intensas conversas com os diversos segmentos sociais e representantes de órgãos públicos, a guarda do imóvel passou ao Instituto Federal do Espírito Santo. Para conceituar o uso do espaço, de modo a combinar os anseios da sociedade com a expertise do Ifes, foram realizadas várias visitas e reuniões, além de uma Semana de Gestão e Inovação.
Nesse último evento, um grupo de representantes de vários segmentos contribuiu para a criação das bases norteadoras das futuras ações no espaço, postulando como missão “Impulsionar o ecossistema de inovação capixaba para transformar vidas”, atentando para a inserção da juventude no meio inovador e envolvimento da comunidade em ações que gerem oportunidades e renda.
A partir disso nasce a Cidade da Inovação, como uma plataforma de empreendedorismo e inovação voltada à dinamização da economia, tendo a integração, a sustentabilidade, a diversidade e a inclusão entre os seus valores.
Cidade da Inovação: um encontro da história com o futuro.
Programa de formação
A partir do trabalho desenvolvido na etapa de reuniões e visitas iniciais, em 2021, e na Semana de Gestão e Inovação, foi formulada a proposta do Programa de Formação e Capacitação para a Concepção e Implementação da Cidade da Inovação.
O programa está estruturado em seis eixos, com ações que serão desenvolvidas a partir de fevereiro de 2022 e se estenderão por cerca de dois anos para a implantação da Cidade da Inovação.
Veja abaixo as etapas:
Iniciado em fevereiro de 2022. Busca desenvolver competências, habilidades e atitudes dos servidores envolvidos para a elaboração do Planejamento Estratégico da Cidade da Inovação do Ifes. A intenção é ter um direcionamento claro do caminho a ser trilhado para chegar aos direcionadores estratégicos, objetivos, indicadores, metas, modelo de acompanhamento e principais iniciativas.
A proposta é realizar eventos em todas as unidades do Ifes, com a participação de toda a comunidade acadêmica do respectivo campus e do grupo de trabalho principal.
Realização de oficinas de trabalho participativas para a concepção da Cidade da Inovação.
Realização de oficinas de trabalho participativas para a implementação da Cidade da Inovação
Trabalha a estratégia que será adotada pela instituição para conectar e informar as pessoas sobre a Cidade da Inovação do Ifes
Série de capacitações ligadas a temas transversais e inerentes ao projeto da Cidade da Inovação, tais como: inovação, empreendedorismo, liderança, dentre outros.
Notícias
26 de novembro
Relatório executivo da Semana de Gestão e Inovação está disponível para acesso
20 de agosto
SPU faz entrega oficial das chaves dos Galpões do IBC ao Ifes
18 de agosto
Representantes da sociedade participam de encontros para definir conceito do projeto para Galpões do IBC
22 de julho
Reitor e pró-reitores da Ufes visitam Galpões do IBC
9 de junho
Ministro da Educação visita imóvel dos antigos Galpões do IBC em Jardim da Penha
26 de maio
Ifes recebe representantes de segmentos artísticos e culturais nos Galpões do IBC
20 de maio
Autoridades e empreendedores visitam Galpões do IBC
18 de maio
Representantes da Associação de Moradores de Jardim da Penha visitam Galpões do IBC
30 de abril
Conab entrega chaves dos Galpões do IBC ao Ifes
29 de abril
Polo de Inovação do Ifes ficará sediado no imóvel “Galpões do IBC”
27 de abril
Ifes e SPU assinam contrato de “Guarda Provisória” a ser concedida ao Ifes para futura ocupação do Imóvel “Galpões do IBC”, em Jardim da Penha
Documentos
Portaria SPU/ME nº10.069, de 18 de agosto de 2021 – Cessão de Uso
Relatório executivo – Semana de Gestão e Inovação
Download da marca Ifes - Cidade da Inovação
Redes Sociais