Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Campus de Alegre recebe minicurso de Classificação Sensorial de Café
Início do conteúdo da página

Campus de Alegre recebe minicurso de Classificação Sensorial de Café

Publicado: Quinta, 01 de Dezembro de 2016, 15h26 | Última atualização em Quinta, 01 de Dezembro de 2016, 15h26

A capacitação acontece entre os dias 6 e 8 de dezembro. As vagas são limitadas.

Entre os dias 6 e 8 de dezembro, o Campus de Alegre recebe o minicurso “Classificação Física e Sensorial de Café”. A iniciativa é da Caparaó Júnior, empresa júnior do campus, com o intuito de atender à demanda que vem crescendo na região, em termos de produtividade e, sobretudo, pela sucessão de eventos e concursos que conferem qualidade ao café ali produzido. As vagas são limitadas.

O minicurso fará com que o participante saiba diferenciar e identificar distintos aromas e sabores encontrados nos cafés, possibilitando a sua classificação, e logo, saber quanto de fato vale determinado café. O treinamento dura o dia inteiro e será ministrado pelo professor João Batista Pavesi Simão e por Ayanna Patrícia Alves de Lima, que são Q-graders (especialistas em Torra, Classificação e Degustação) pela Specialty Coffee Association of America (SCAA). O minicurso contará com procedimentos teóricos e práticos.

A programação vai incluir discussões sobre Categorias de Qualidade de Café (conhecimento das espécies; origem; classificação; tratamentos) e Características de Qualidade do Café
(Aroma, Defeitos, Acidez, Sabor, Qualidade Global e Ponto de Torra dos Grãos); além de exercício de fixação olfativa (análise de essências); e a degustação do produto (análise sensorial, olfativa e gustativa de cafés tradicionais e superiores).

Os interessados em participar da capacitação deverão entrar em contato pelo telefone (28) 3252-8131 (ramal 292) ou pelo e-mail contato@caparaojr.com, para fazer o cadastro ou para tirar dúvidas. O investimento é de R$ 200, e ainda restam vagas. Os participantes receberão todo o material didático, além de certificado de participação e conclusão do curso.

Fim do conteúdo da página