Página inicial > Notícias > Ifes lança sua Política de Comunicação nesta sexta-feira (9)

Ifes lança sua Política de Comunicação nesta sexta-feira (9)

Publicado: Segunda, 05 de Dezembro de 2016, 15h06 | Última atualização em Segunda, 05 de Dezembro de 2016, 15h06

Evento será realizado no Teatro do Ifes, no Campus Vitória. Documento já está disponível on-line.

Será lançada nesta sexta-feira (9) a Política de Comunicação do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). O evento acontece no Teatro do Campus Vitória, a partir das 13 horas, com a presença de membros do Conselho Superior, diretores de campus, diretores sistêmicos e líderes de Comunicação dos campi.

No lançamento, serão apresentados os resultados das pesquisas qualitativas realizadas nos campi. O consultor Wilson Bueno, que auxiliou o Ifes no processo de construção da Política, vai falar um pouco sobre a realização do trabalho. Em seguida, o professor José Antônio Martinuzzo, da Ufes, vai propor uma reflexão sobre a importância da comunicação para as instituições públicas. A previsão é de que o evento vá até as 16 horas.

Antes do lançamento, na parte da manhã, os líderes de Comunicação vão participar do “Workshop sobre Plano de Comunicação - Apresentando o plano geral de comunicação do Ifes e orientando sobre o plano dos campi”. Será um momento para que todos conheçam o Plano Geral de Comunicação do Ifes – criado a partir da elaboração da Política – e comecem a pensar os planos locais, a partir de suas demandas e realidade.

Construção
A Política de Comunicação do Ifes foi construída com base em reuniões realizadas entre os meses de fevereiro e junho, além de uma pesquisa qualitativa. Representantes de docentes, técnicos administrativos e estudantes, dos diversos campi e de vários cursos ofertados pela instituição, participaram dos encontros, que debateram uma série de temas. Para cada reunião, foram convocados servidores e estudantes com diferentes perfis. No total, 477 pessoas, entre alunos e servidores, participaram das reuniões.

Foram realizados encontros na Reitoria, no Campus Cariacica, no Campus Serra, no Campus Nova Venécia, no Campus Santa Teresa e no Campus de Alegre. Depois dos debates, textos referentes aos temas foram colocados em consulta pública no site do Ifes para que toda a comunidade pudesse apresentar suas contribuições. O documento finalizado também passou por consulta no site.

A Política de Comunicação inclui os seguintes temas: “Os públicos estratégicos”; “Identidade e imagem institucional”; “O esforço coletivo para a construção da identidade e da imagem institucional”; “A comunicação e os canais de relacionamento com os públicos internos e a comunicação em rede”; “As estratégias de relacionamento com a mídia”; “A comunicação e a divulgação científica”; “As campanhas de ingresso”; e “A realização e promoção de eventos”.

E ainda: “A comunicação em situações de crise”; “A comunicação do Ifes nas mídias sociais”; “Comunicação e Extensão”; “A internalização da Política de Comunicação”; e “O Plano de Comunicação para implementação da Política”.

Acesse a Política de Comunicação do Ifes.