Página inicial > Notícias > Campus São Mateus realiza curso de extensão em comunidade quilombola

Campus São Mateus realiza curso de extensão em comunidade quilombola

Publicado: Segunda, 12 de Dezembro de 2016, 13h05 | Última atualização em Sexta, 16 de Dezembro de 2016, 11h43

O objetivo principal é formar multiplicadores em comunidades rurais, criando uma cultura de proteção dos recursos da natureza.

O Campus São Mateus, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), realiza nesta terça e quarta-feira (13 e 14), o curso de “Multiplicadores para plantio de água e manejo de bacias hidrográficas”, na comunidade quilombola Angelim I, no município de Conceição da Barra. Participam da capacitação 80 pessoas de comunidades quilombolas rurais, assentamentos rurais e comunidades rurais que residem ao longo da microbacia do rio Angelim.

O objetivo principal deste curso, que tem carga horária de 16 horas, é formar multiplicadores em comunidades rurais no plantio de água e no manejo sustentável de bacias hidrográficas, criando uma cultura de proteção dos recursos da natureza, por meio de processos educativos não formais que envolvem teoria e vivências coletivas de cuidado ambiental.

A iniciativa é uma das atividades do Programa Educação de Jovens e Adultos e o Desenvolvimento Local, do Campus São Mateus, e conta com a parceria do Campus de Alegre, com a Associação de Plantadores de Água (Plant'Água de Alegre), Associação de Agricultores e Agricultoras da Comunidade Quilombola Angelim 1 (AACQUA), Departamento de Economia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD, de Portugal).