Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência: conheça a história de alguns alunos do Ifes
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O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é celebrado nesta quinta-feira (21). A data foi instituída por iniciativa de movimentos sociais, em 1982, e oficializada pela Lei nº 11.133, de 14 de julho de 2005, de forma a coincidir com o Dia da Árvore, representando o nascimento das reivindicações de cidadania e participação em igualdade de condições, segundo informações do Governo Federal.
Para marcar esse dia, o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) destaca a história de alguns alunos com deficiência que hoje estudam na instituição. São cerca de 60 estudantes que frequentam cursos técnicos e superiores em campi como Alegre, Cariacica, Guarapari, Itapina, Santa Teresa, Serra, Vila Velha e Vitória, além de fazerem formações a distância por meio do Cefor.
No Ifes, eles contam com o apoio das equipes dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napnes), que trabalham para garantir seu acesso à educação – um direito de todos os brasileiros, assegurado pela Constituição Federal. Os Napnes utilizam ferramentas e técnicas para garantir a acessibilidade e a inclusão. Tornar a educação acessível significa viabilizar a equiparação das oportunidades em todas as esferas da vida, eliminando barreiras e oferecendo ferramentas que promovam a autonomia dos sujeitos. Dessa forma, todos poderão ser incluídos.
“Por meio dos Napnes e seu fórum, o Fonapne, temos desenvolvido não apenas ações de identificação, acolhimento e atendimento aos alunos, mas também a construção de políticas institucionais e formação continuada”, destaca Sirley Trugilho da Silva, psicóloga do Campus Vitória e atual presidente do Fonapne.
O trabalho dos núcleos e da instituição tem, aos poucos, atraído mais pessoas com deficiência. Sirley lembra que os editais de seleção o Ifes são acessíveis e já incluem ações afirmativas direcionadas a essas pessoas, de acordo com a Lei nº 13.409, de 28 de dez de 2016, e regulamentação do Decreto nº 9.034, de 20 de abril de 2017.
“Observamos que nos últimos processos seletivos há mais procura de informações e mais inscrições de pessoas com deficiência, motivadas pelo ingresso anterior de algum colega com a mesma deficiência e pela maior divulgação dos editais, inclusive em Libras”, aponta.
A seguir, você conhece a história de alguns dos estudantes do Instituto atendidos pelos Napnes e seus planos para o futuro. Clique nos links abaixo (ou nos botões acima do texto) para ler:
Planos para seguir estudando sempre
Superação do luto pela perda da visão
Mais autonomia e interação
Respeito e coragem para aprender
Jornada pelo direito à Educação
Amor pelos animais
Redes Sociais