Página inicial > Notícias > Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência: conheça a história de alguns alunos do Ifes

Publicado: Segunda, 18 de Setembro de 2017, 10h25 | Última atualização em Segunda, 18 de Setembro de 2017, 16h29

Índice de Artigos

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é celebrado nesta quinta-feira (21). A data foi instituída por iniciativa de movimentos sociais, em 1982, e oficializada pela Lei nº 11.133, de 14 de julho de 2005, de forma a coincidir com o Dia da Árvore, representando o nascimento das reivindicações de cidadania e participação em igualdade de condições, segundo informações do Governo Federal.

Para marcar esse dia, o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) destaca a história de alguns alunos com deficiência que hoje estudam na instituição. São cerca de 60 estudantes que frequentam cursos técnicos e superiores em campi como Alegre, Cariacica, Guarapari, Itapina, Santa Teresa, Serra, Vila Velha e Vitória, além de fazerem formações a distância por meio do Cefor.

No Ifes, eles contam com o apoio das equipes dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napnes), que trabalham para garantir seu acesso à educação – um direito de todos os brasileiros, assegurado pela Constituição Federal. Os Napnes utilizam ferramentas e técnicas para garantir a acessibilidade e a inclusão. Tornar a educação acessível significa viabilizar a equiparação das oportunidades em todas as esferas da vida, eliminando barreiras e oferecendo ferramentas que promovam a autonomia dos sujeitos. Dessa forma, todos poderão ser incluídos.

“Por meio dos Napnes e seu fórum, o Fonapne, temos desenvolvido não apenas ações de identificação, acolhimento e atendimento aos alunos, mas também a construção de políticas institucionais e formação continuada”, destaca Sirley Trugilho da Silva, psicóloga do Campus Vitória e atual presidente do Fonapne.

O trabalho dos núcleos e da instituição tem, aos poucos, atraído mais pessoas com deficiência. Sirley lembra que os editais de seleção o Ifes são acessíveis e já incluem ações afirmativas direcionadas a essas pessoas, de acordo com a Lei nº 13.409, de 28 de dez de 2016, e regulamentação do Decreto nº 9.034, de 20 de abril de 2017.

“Observamos que nos últimos processos seletivos há mais procura de informações e mais inscrições de pessoas com deficiência, motivadas pelo ingresso anterior de algum colega com a mesma deficiência e pela maior divulgação dos editais, inclusive em Libras”, aponta.

A seguir, você conhece a história de alguns dos estudantes do Instituto atendidos pelos Napnes e seus planos para o futuro. Clique nos links abaixo (ou nos botões acima do texto) para ler:

Planos para seguir estudando sempre
Superação do luto pela perda da visão
Mais autonomia e interação
Respeito e coragem para aprender
Jornada pelo direito à Educação
Amor pelos animais