Página inicial > Notícias > Empresa incubada no Campus São Mateus desenvolve solução que reduz consumo de água e energia na irrigação

Publicado: Segunda, 18 de Maio de 2020, 12h37 | Última atualização em Segunda, 18 de Maio de 2020, 16h47

Válvula incorporada ao sistema de irrigação possibilita que o produtor rural programe horário e duração.

valvula tezca sao mateus

Com uma única válvula, o produtor rural consegue consegue automatizar e simplificar o processo de irrigação em sua propriedade, além de reduzir o consumo de água e de energia no processo. Esse é o produto desenvolvido pela Tezca Válvulas, empresa residente desde 2018 no Núcleo Incubador do Campus São Mateus, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Com a incorporação da válvula ao sistema utilizado na propriedade, o produtor rural consegue programar os horários e o tempo de irrigação para cada setor por meio de um quadro de automação.

O CEO e fundador da Tezca Válvulas, Ryck Andrade Boroto, é formado em Engenharia Mecânica pelo Campus São Mateus. Ele conta que, desde a incubação do empreendimento, o desenvolvimento do sistema tem evoluído significativamente. “Por ser algo novo e diferente tem suas particularidades no desenvolvimento, porém conseguimos avançar muito no protótipo. Ainda temos alguns detalhes técnicos para superar, mas acreditamos que estamos obtendo resultados satisfatórios e esperamos em breve estar com o produto no mercado”, relata.

O primeiro contato com núcleo foi no processo de inscrição no evento Sinapse da Inovação, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). "O projeto que submetemos foi incentivado e apoiado pelo Núcleo incubador e posteriormente a empresa foi contemplada com a subvenção econômica para desenvolvimento do projeto. A partir daí decidimos incubar nosso negócio oficialmente no Ifes", conta Ryck. A decisão de participar do processo de seleção do núcleo se deve justamente ao apoio que a instituição fornece, tanto de recursos humanos como tecnológicos, que se estende ao uso das instalações e laboratórios e à possibilidade de participação em eventos e favorece o networking .

“A parceria com a instituição permite o uso das instalações para desenvolver e aprimorar nosso produto, sendo uma experiência muito positiva. E é uma parceria de mão dupla: ganha a empresa e o Ifes, pelo intercâmbio permanente de conhecimento e atualização. Hoje por exemplo temos alguns estagiários do Ifes aqui na empresa, assim conseguimos apoio e a instituição consegue vagas de estágio para seus alunos. A empresa também ganha por estar situada numa instituição de pesquisa, mais próximo de onde nasce, surge e desenvolve novas tecnologias”, explica Ryck.

Para saber mais sobre a válvula desenvolvida pela Tezca, acesse o site da empresa: tezca.com.br.

Esta matéria faz parte de uma série sobre os empreendimentos incubados no Ifes. Veja também:

Empresa incubada no Ifes cria plataforma para pesquisa de mercado de pedras ornamentais
Startup de tecnologia acelera abertura de empresas e oferece serviços financeiros
Estimular o voluntariado é o propósito de empresa incubada no Ifes
Empresa incubada no Ifes desenvolve solução para pesagem de carga
Inovação criada por empresa incubada no Ifes facilita manutenção de postes de iluminação

Incubadora
A Incubadora do Ifes é um ambiente organizacional e educacional desenvolvido para oferecer residência temporária e suporte para empreendimentos inovadores (empresas, startups, organizações da sociedade civil). Organizada em núcleos incubadores e vinculada à Agência de Inovação do Ifes (Agifes), a Incubadora proporciona aos empreendedores oportunidades de capacitação, uso e compartilhamento de infraestrutura física, serviços, laboratórios de pesquisa, mentoria e assessoria gerencial, com o objetivo de promover evolução e consolidação do empreendimento com projetos inovadores para a sociedade.

O Ifes conta, atualmente, com 12 núcleos incubadores que trabalham em rede e prestam suporte para os empreendedores, fortalecendo o ambiente de inovação e criado oportunidades na economia local. Saiba mais sobre a Incubadora do Ifes em agifes.ifes.edu.br.

Núcleo Incubador São Mateus
O Núcleo Incubador do Campus São Mateus iniciou suas atividades em 2018 e desenvolve diversas ações, auxiliando micro e pequenas empresas nascentes ou que estejam em operação, que tenham como principal característica a oferta de produtos e serviços no mercado com significativo grau de inovação. O Núcleo oferece suporte técnico, gerencial e formação complementar ao empreendedor e facilita o processo de inovação e acesso a novas tecnologias nos pequenos negócios. A sua atuação está ligada às áreas de gestão empresarial; gestão tecnológica, com destaque para os eixos de engenharia mecânica e engenharia elétrica; captação de recursos; propriedade intelectual; tecnologias educacionais; gestão da inovação; design e desenvolvimento de protótipo; e energias renováveis.

Atualmente, conta com um edital de incubação aberto com cinco vagas para empreendimentos não residentes. A seleção é de fluxo contínuo e está previsto um processo seletivo simplificado para empresas interessadas nos eixos de negócios contemplados no edital. Os interessados poderão apresentar as propostas online, com processo de seleção totalmente eletrônico, facilitando as inscrições e processo de seleção neste período de pandemia. Acesse o edital.

Saiba mais sobre o núcleo.

Mais informações pelo e-mail: incubadora.sm@ifes.edu.br.