Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Conselhos e Comissões > Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos
Início do conteúdo da página

Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP)

Publicado: Sexta, 30 de Novembro de 2018, 16h49 | Última atualização em Segunda, 18 de Novembro de 2024, 14h35

Índice de Artigos

COMUNICADO: Devido ao recesso, no mês de janeiro as atividades do CEP estarão paralisadas. Os projetos encaminhados até o dia 26/12/2024 serão analisados durante as reuniões previstas para fevereiro de 2025.



O Comitê

O Comitê de Ética em Pesquisa do Ifes (CEP/Ifes) é encarregado da avaliação ética dos projetos de pesquisa que envolvem seres humanos como sujeito participante da pesquisa. São encaminhados para o CEP/Ifes os projetos que contam com a participação de pesquisadores e estudantes do Ifes, ou de instituições que mantenham convênio científico com o Ifes.

A avaliação ética dos projetos de pesquisa consideram o interesse dos participantes da pesquisa serem respeitados em sua integridade e dignidade, de forma que a pesquisa seja desenvolvida dentro dos padrões éticos científicos. Para tal finalidade, são emitidos Pareceres Consubstanciados, que consideram as possíveis consequências das atividades de pesquisa desenvolvidas sobre o bem-estar geral e direitos fundamentais dos indivíduos e populações-alvo do estudo.

O CEP/Ifes é um colegiado interdisciplinar e independente, vinculado operacionalmente à Reitoria do Ifes. Possui papel deliberativo, consultivo e educativo, fomentando a reflexão ética sobre a pesquisa científica. O Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Ifes (CEP/ifes) é registrado na Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Ministério da Saúde (CONEP/CNS/MS) desde setembro de 2009.

Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 h

Contatos:
Telefones: (27) 99286-3660 e 27 3357-7518
E-mails: etica.pesquisa@ifes.edu.br e secretaria.cep@ifes.edu.br

Endereço: Av. Rio Branco, nº 50 – Santa Lúcia – Vitória – ES – CEP: 29056-255

 
Coordenador
Alexandre Krüger Zocolotti 

Vice-Coordenador
Maurício Soares do Vale

Secretária
Elizabeth Schneider Motta

Composição dos membros   

Regimento Interno 


2024

Edital CEP/Ifes 01/2024 - Seleção de membro titular

Edital CEP/Ifes 01/2024 - Seleção de novos membros (formato .pdf, tamanho 253 kb)- Retificado em 25/09/2024     
Retificação 1 - Cronograma (formato .pdf, tamanho 153Kb) - Retificado em 25/09/2024
Anexo I – Formulário de Inscrição (formato .docx, tamanho 125 kb)
Anexo II – Docentes (formato .docx, tamanho 15 kb)
Anexo II – TAE (formato .docx, tamanho 13 kb)
Resultado preliminar (formato .pdf, tamanho 155 kb)
Resultado final (formato .pdf, tamanho 150 kb)

__________________________________________________________________________ 

 2022

Edital Cep/Ifes 01/2022 - Seleção de membro titular

Edital Cep/Ifes 01/2022 - Seleção de novos membros (formato .pdf, tamanho 240 kb) - retificado em 20/09/2022
Anexo 1A – Ficha de Inscrição / Docentes e Discentes (formato .docx, tamanho 13kb)
Anexo 1B – Ficha de Inscrição / TAE (formato .docx, tamanho 11kb)
Resultado Preliminar (formato .pdf, tamanho 189 kb)                     
Resultado Final (formato .pdf, tamanho 194 Kb)

__________________________________________________________________________ 

2021

Edital Cep/Ifes 01/2021 - Seleção de membro titular 

Inscrições abertas, de 15 de março a 9 de abril, para selação de 4 membros titulares.

Edital (formato .pdf, tamanho 655 Kb) 
Planilha docente (formato .xlsx, tamanho 16 kb)
Planilha TAE (formato .xlsx, tamanho 13 kb) 
Resultado preliminar (formato .pdf, tamanho 137 Kb)        
Resultado final (formato .pdf, tamanho 441 Kb)

__________________________________________________________________________ 

2019

Edital Cep/Ifes 01/2019 - Seleção de membro titular

Edital - retificado em 04/06/2019 (formato .pdf, tamanho 152 Kb)
Anexo I (formato .odt, tamanho 164 Kb)
Resultado preliminar (formato .pdf, tamanho 102 Kb)
Resultado final (formato .pdf, tamanho 102 Kb)


Calendário de Reuniões 2025

Calendário de Reuniões - 2025

Calendário de Reuniões 2024

Calendário de reuniões - 2024


Calendário de Reuniões 2023

Calendário de reuniões - 2023

 


Diretrizes e Normas

Resolução nº 510-2016 - Conep - Ciências Humanas e Sociais

Resolução 466/2012 - Diretrizes e Normas Regulamentares de Pesquisas envolvendo Seres Humanos

Resolução 441/2011 - Armazenamento ou Uso Material Biológico Humano Armazenado

Resolução 370/2007 - Credenciamento e registro dos CEPs

Resolução 346/2005 - Projetos Multicêntricos

Resolução 340/2004 - Genética Humana

Resolução 304/2000 - Povos Indígenas

Resolução 251/1997 - Novos fármacos, medicamentos, vacinas e testes diagnósticos

Norma Operacional 001-2012 - Fluxo e tramitação de projetos

Norma Operacional 001-2013 - Organização e funcionamento do Sistema CEP/CONEP

Carta circular nº 025-2013 - Idade mínima para cadastramento na Plataforma Brasil

Circular nº 039/2011 - Uso de dados de prontuários para fins de pesquisa

Carta circular 003/2011 - Rubrica páginas TCLE

Carta 0212/2010 - Proponente e co-participante

Carta circular nº 110/SEI/2017-CONEP-SECNS/MS

Carta circular 244-2016 - Informações ao CEP em caso de paralização, greve ou férias na instituição   

Carta circular 01/2021 - Orientações do CEP sobre "Instituição Proponente" e "Instituição Coparticipante"

Ofício circular nº 2/2021/CONEP/SECNS/MS -"Orientações para procedimentos em pesquisas com qualquer etapa em ambiente virtual"

Resolução nº 580/2018 - Pesquisas estratégicas para o SUS

Resolução nº 674/2022 - Tipificação de pesquisa

Portaria nº 2251, de 09 de dezembro de 2021 - Política de Boas Práticas para as atividades científicas que envolvem pesquisas com seres humanos no Instituto Federal de Educação do Espírito Santo


Orientações Básicas

1) Submissão de Projetos

1.1 Recomendações gerais

- O pesquisador deverá estar cadastrado no sistema da Plataforma Brasil/Conep.

- Os projetos de pesquisa devem ser protocolados, exclusivamente, pelo sistema da Plataforma Brasil/Conep.

- Os projetos de pesquisa em seres humanos devem estar pautados conforme orientações da CONEP, em especial as resoluções nºs 466/2012 e 510/2016, e segundo os critérios estabelecidos na Norma Operacional 001/2013. Recomenda-se a leitura das resoluções e dos manuais de procedimentos da Plataforma Brasil, antes da submissão. Nos casos de projetos de pesquisa na área de Ciências Sociais e Humanas, seguir orientações de preenchimento no sistema da Plataforma Brasil e Resolução 510/2016.

- Os projetos de pesquisa de discentes dos cursos de graduação, especialização lato sensu e stricto sensu, o respectivo orientador é responsável em submeter o projeto para análise do CEP/Ifes, ou estar inserido na equipe do projeto básico, cadastrado no sistema da Plataforma Brasil.

- O cronograma de execução do projeto deverá estar detalhado, e alinhado em todos os documentos submetidos. A data da abordagem aos participantes da pesquisa deve estar clara, e não pode anteceder à aprovação do CEP - observar o cronograma de reuniões do CEP, e prazos de submissão. Caso o projeto fique em pendência, a data da abordagem deverá ser readequada no momento da nova submissão.

- Prazos: será agendado para análise na próxima reunião do CEP o projeto de pesquisa que estiver com a documentação aceita no sistema da Plataforma Brasil/CONEP, etapa “Recepção e Validação Documental”, com prazo mínimo de 20 dias de antecedência, caso contrário, será agendado para análise na reunião seguinte - acessar calendário de reuniões do CEP. O CEP dispõe de pelo menos 30 dias para emissão do parecer, após a aceitação da documentação apresentada.

- Parecer Consubstanciado do CEP: para obtê-lo o pesquisador deverá acessar seu projeto na Plataforma Brasil, abrir todas as pastas constantes em "documentos do projeto", até localizar a pasta "parecer"; clicar na pasta "parecer", e localizar o documento em pdf (clicar na lupa à direita da tela para abri-lo).

- Os arquivos deverão ser nomeados conforme orientação.

Os procedimentos para submissão de projetos estão descritos no manual "Submeter Projeto de Pesquisa", disponível na Central de Suporte da Plataforma Brasil; demais dúvidas técnicas no sistema acessar manuais e/ou abrir chamado na Central de Suporte da Plataforma Brasil.

1.2Documentos básicos a serem anexados ao projeto na Plataforma Brasil

- Folha de Rosto: é gerada automaticamente pelo sistema da Plataforma Brasil, após preenchimento do projeto.

Para projetos acadêmicos, deverá ser impressa, assinada pelo pesquisador e pelo responsável da instituição proponente (aquela com a qual o pesquisador principal/orientador possui vínculo, e em nome da qual apresenta a pesquisa). Após, digitalizar e anexar no sistema da Plataforma Brasil.

Nos casos de projetos de pesquisa dos programas de mestrado e doutorado interinstitucionais (Minter e Dinter), o pesquisador deverá imprimir e assinar a folha de rosto, e após, encaminhá-la para assinatura do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação/Reitoria, via e-mail: prppg@ifes.edu.br; após, digitalizar e anexar no sistema da Plataforma Brasil.

- Carta de Anuência da Instituição onde será realizada a pesquisa: com assinatura e carimbo do responsável; e, se for o caso, da Instituição co-participante (aquela na qual haverá o desenvolvimento de alguma etapa da pesquisa) - digitalizar e anexar no sistema.

Obs.: nos casos em que a pesquisa for realizada em mais de um campus do Ifes, a carta de anuência deverá ser assinada pelo Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do Ifes (para obtê-la é necessário antes preencher este modelo, e encaminhá-lo para o e-mail: prppg@ifes.edu.br);

- TCLE - Termo de Consentimento Livre e Esclarecido - (esclarecimentos redação TCLE/CONEP)

- TALE - Termo de Assentimento Livre e Esclarecido (para participantes menores de idade - crianças, adolescentes e legalmente incapazes)

- Modelo da coleta de dados/questionário;

- Termo de Responsabilidade e Compromisso do Pesquisador Responsável (assinado pelo pesquisador);

- Projeto de pesquisa detalhado;

- Autorização de Uso de Imagem e Som: para pesquisas que envolvam gravação de imagem e som, anexar modelo;

- Carta resposta: nos casos de projetos que receberem parecer de pendência, ao retorná-lo para nova análise do CEP, o pesquisador deverá preencher, assinar e anexar o arquivo: Carta Resposta.

Sugerimos a leitura do texto disponível em Repositório UFBA, como forma de preparação/orientação quanto aos trâmites relativos à submissão de projetos de pesquisa na Plataforma Brasil.

2) Tramitação de Projetos

- Conforme consta na Norma Operacional 001/2013, o CEP analisará somente projetos de pesquisa cujo início da coleta de dados, informado no cronograma de execução, ocorrerá após a emissão de parecer favorável pelo CEP (é importante atentar para as datas das reuniões e prazos mínimos estipulados anteriormente).

- Conforme descrito na resolução no 466/2012, toda pesquisa com seres humanos envolve risco, em tipos e graduações variados. Sendo assim, no projeto não poderá constar “não há riscos”. A decisão sobre cada projeto de pesquisa será tomada pelo colegiado do CEP, com base em avaliação detalhada do projeto e da documentação protocolada pelo pesquisador na Plataforma Brasil, e resultará em um dos seguintes enquadramentos, definidos pela CONEP:

1. Aprovado -  quando o projeto encontra-se adequado para execução.

2. Não aprovado - quando a decisão considera que os óbices éticos do projeto são de tal gravidade que não podem ser superados pela tramitação em pendência.

3. Pendente - quando o CEP considera necessária a correção do projeto apresentado, e solicita revisão específica, modificação ou informação relevante, devendo a pendência ser atendida pelo pesquisador em prazo de 30 dias.

4. Retirado - quando o CEP acata a solicitação do pesquisador responsável para suspensão ou cancelamento do projeto ou por perda de prazo para resolução de pendências.

- A comunicação sobre o enquadramento do projeto será efetuada ao pesquisador por meio da Plataforma Brasil, que disponibiliza o parecer completo do CEP a respeito do projeto (para obtê-lo o parecer o pesquisador deverá acessar seu projeto na Plataforma Brasil, abrir todas as pastas constantes em "documentos do projeto", até localizar a pasta "parecer" - clicar na pasta "parecer", e localizar o documento em pdf (clicar na lupa à direita da tela para abri-lo).

- Caso o parecer for de pendência, o pesquisador terá prazo de trinta (30) dias, contados a partir de sua emissão na Plataforma Brasil, para atender às adequações recomendadas no parecer do CEP. Decorrido este prazo, o CEP terá trinta (30) dias para emitir o parecer final.
Atenção: ao retornar o projeto para nova análise do CEP o pesquisador deverá preencher e anexar o arquivo: Carta Resposta (formato .odt, tamanho 19 Kb).

- Caso o pesquisador discorde do enquadramento de seu projeto como "não aprovado", poderá ser apresentado recurso ao CEP (ver manual "Submissão de recurso", na Central de Suporte da Plataforma Brasil). Neste caso, o projeto passará por uma nova apreciação, na qual serão examinados os argumentos do pesquisador.

3) Acompanhamento de Projetos

- O acompanhamento de um projeto de pesquisa aprovado pelo CEP será efetuado por meio de relatórios parciais, a serem apresentados a cada semestre pelo pesquisador responsável, e de relatório final, ao término do projeto. A apresentação desses documentos é de responsabilidade do pesquisador, por meio da Plataforma Brasil/CONEP, mediante notificação.

- Também por meio de notificação na Plataforma Brasil deverão ser comunicadas as intercorrências que possam determinar suspensão ou cancelamento de projeto, em especial aquelas que ocasionem risco ao participante da pesquisa:

- O Relatório de Suspensão de Projeto deverá ser enviado quando houver risco de dano ou risco ao participante da pesquisa ou quando constatada superioridade significativa de uma intervenção sobre outra(s) comparativa(s) ou quando houver impedimento operacional à continuidade do projeto. Em todos os casos, constará do relatório explicação pormenorizada dos fatos, para apreciação do CEP.

- O Relatório de Cancelamento de Projeto será cabível quando existirem impedimentos operacionais ou não houver interesse no desenvolvimento de projeto, antes de seu início.

- O manual "Enviar notificação", disponível na Central de Suporte da Plataforma Brasil, contém instruções sobre os procedimentos a serem realizados.

- Quando houver alteração no conteúdo do projeto (número de sujeitos de pesquisa, instituições coparticipantes, sigilo, cronograma, etc), o fato deverá ser comunicado ao CEP por meio de emenda. Orientação sobre os procedimentos necessários estão disponíveis no manual "Submissão de emenda ao projeto", na Central de Suporte da Plataforma Brasil. Destaca-se a importância de informar no campo "justificativa da emenda" quais alterações foram feitas e por qual motivo. Isso facilitará a análise do CEP.


Curso EAD/Conep

A Conep comunica que estão disponíveis dois novos módulos de educação à distância (EaD) do Sistema CEP/Conep desenvolvido pelo Projeto de Qualificação de Comitês de Ética em Pesquisa, são eles:

- Questões éticas relacionadas ao desenvolvimento de pesquisas com seres humanos durante situações de emergência sanitária e desastre humanitário:
Link de acesso ao módulo: https://edx.hospitalmoinhos.org.br/course/questoes-eticas-durante-emergencia-sanitaria

- Questões éticas relacionadas ao desenvolvimento de pesquisas com seres humanos em ambiente virtual, incluindo seu processo e registro de consentimento:
Link de acesso ao módulo: https://edx.hospitalmoinhos.org.br/course/questoes-eticas-em-ambientes-virtuais

Todos os quinze módulos até agora produzidos estão disponíveis em: https://edx.hospitalmoinhos.org.br/project/cep

O suporte técnico pode ser acessado em: http://edx.hospitalmoinhos.org.br/contact

Respostas para perguntas frequentes podem ser visualizadas em: https://edx.hospitalmoinhos.org.br/faq

 


Links relevantes

registrado em:
Fim do conteúdo da página