Página inicial > Conselhos e Comissões > Comissão de Ética em Uso de Animais

Comissão de Ética em Uso de Animais (Ceua)

Publicado: Sexta, 30 de Novembro de 2018, 16h49 | Última atualização em Sexta, 02 de Fevereiro de 2024, 11h01

Índice de Artigos

COMUNICADO

Atendendo as normativas do Concea, os procedimentos com animais em atividades didáticas, para o ano letivo de 2022, não serão revalidados, e serão autorizados mediante submissão de novo formulário (anexo I), via SIPAC, juntamente com os demais documentos. Portanto, por este motivo, no relatório de 2021 deverá constar que a atividade foi finalizada.

A tramitação dos processos para análise da CEUA permanecem inalterados, via SIPAC.

A Comissão

A Comissão de Ética no Uso de Animais (Ceua/Ifes) é um órgão colegiado que tem por finalidade analisar, aprovar e monitorar as atividades de ensino, pesquisa científica e extensão, que necessitem do uso de animais vertebrados (criação, manutenção e experimentação), assim como emitir pareceres e certificados, segundo a legislação nacional e à luz dos princípios éticos na experimentação animal, devendo cumprir e fazer cumprir, no âmbito do Ifes e nos limites de suas atribuições, o disposto pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA).

A Comissão de Ética no Uso de Animais do Ifes (Ceua/Ifes) foi instituída em 30 de junho de 2014. Suas atribuições e competências são definidas conforme o disposto na Lei 11.794/08 e em resoluções do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea).

A CEUA é encarregada da avaliação ética de atividade envolvendo animais, que seja realizado com a participação de pesquisadores e estudantes do Ifes ou que mantenham convênio científico com o Ifes, desde que utilize animais pertencentes aos biotérios sob responsabilidade desta CEUA ou animais de estabelecimentos que não estejam cadastrados em outra CEUA.

A Comissão desempenha papel consultivo e educativo, fomentando a reflexão ética sobre a pesquisa científica. É integrada por representantes de campi do Ifes que possuem biotérios e utilizam animais em suas atividades de ensino pesquisa e extensão – Campus de Alegre, Campus Itapina, Campus Montanha, Campus Piúma e Campus Santa Teresa –, e representantes da Sociedade Protetora dos Animais do Espírito Santo (Sopaes). Está ligada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), com regimento próprio.

Todos os projetos de pesquisa e atividades práticas de ensino envolvendo a utilização de animais (filo Chordata, subfilo Vertebrata), no âmbito do Ifes, devem ser submetidos à análise pela Ceua, e só podem ser executados mediante sua prévia aprovação.

Antes de submeter atividades de pesquisa e ensino, leia atentamente as Orientações Básicas.

As submissões de projetos de pesquisa e atividades práticas de ensino envolvendo a utilização de animais, no âmbito do Ifes, serão encaminhadas a um relator, que emitirá um parecer consubstanciado, quanto à adequação aos princípios bioéticos e diretrizes legais para a utilização de animais em pesquisa e ensino. Este parecer será apreciado e discutido em reunião da plenária da Comissão, que será responsável em emitir o parecer final. A Ceua/Ifes reúne-se ordinariamente uma vez por mês, de acordo com cronograma preestabelecido.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – Ifes
Comissão de Ética em Uso de Animais – CEUA