Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Software apoia produtores de café na gestão de suas propriedades
Início do conteúdo da página

Software apoia produtores de café na gestão de suas propriedades

Publicado: Segunda, 01 de Junho de 2020, 11h36 | Última atualização em Segunda, 01 de Junho de 2020, 12h36

Sistema foi desenvolvido por empresa incubada no Campus São Mateus.

sistema inova campo 03

Com o objetivo de auxiliar cafeicultores a gerir suas propriedades, a empresa Inova Campo criou um sistema informatizado para a gestão de custos, com o mesmo nome. O empreendimento está incubado no Campus São Mateus do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

“Normalmente, o produtor reúne as notas fiscais de entradas e saídas e as repassa ao contador. Assim, ele obtém o seu custo por mês. O objetivo do software é simplificar a apuração dos custos de produção e rentabilidade sobre os investimentos do pequeno e médio produtor. Com o Inova Campo, o produtor pode acompanhar esse fluxo e, com base nos dados fornecidos pelo programa, pode tomar decisões sobre custos operacionais”, explica Sandro Ribeiro, diretor-geral da Inova Campo.

O software auxilia o pequeno e médio produtor de café no planejamento por atividades e operações; na análise dos resultados por talhão, cultura e fazenda; custos de mão de obra própria e terceirizada; controle de custos de manutenção e consumo de combustível para cada equipamento. “É uma ferramenta de gestão de alta tecnologia e de fácil manejo e pode ser integrada com outras culturas na propriedade", destaca Sandro.

sistema inova campo 01

Sandro conta que a Inova Campo é na verdade uma spin off. Ele vem de uma empresa que trabalha com gerenciamento de projetos na área da construção civil. A partir dessa experiência, foi criado o sistema, implementando conceitos do gerenciamento de projetos para ajudar os cafeicultores, em especial os pequenos produtores, a fazer a gestão de entradas e saídas do negócio. “E a decisão por incubar o empreendimento foi justamente para melhorar o sistema que criamos e contar com o conhecimento do Ifes para isso”, destaca.

A empresa está incubada no Núcleo Incubador do Campus São Mateus desde o início deste ano. Acompanhe o trabalho da Inova Campo em: instagram.com/inova_campo.

Esta matéria faz parte de uma série sobre os empreendimentos incubados no Ifes. Veja também:

Empresa incubada no Campus São Mateus desenvolve solução que reduz consumo de água e energia na irrigação
Empresa incubada no Ifes cria plataforma para pesquisa de mercado de pedras ornamentais
Startup de tecnologia acelera abertura de empresas e oferece serviços financeiros
Estimular o voluntariado é o propósito de empresa incubada no Ifes
Empresa incubada no Ifes desenvolve solução para pesagem de carga
Inovação criada por empresa incubada no Ifes facilita manutenção de postes de iluminação

Incubadora
A Incubadora do Ifes é um ambiente organizacional e educacional desenvolvido para oferecer residência temporária e suporte para empreendimentos inovadores (empresas, startups, organizações da sociedade civil). Organizada em núcleos incubadores e vinculada à Agência de Inovação do Ifes (Agifes), a Incubadora proporciona aos empreendedores oportunidades de capacitação, uso e compartilhamento de infraestrutura física, serviços, laboratórios de pesquisa, mentoria e assessoria gerencial, com o objetivo de promover evolução e consolidação do empreendimento com projetos inovadores para a sociedade.

O Ifes conta, atualmente, com 12 núcleos incubadores que trabalham em rede e prestam suporte para os empreendedores, fortalecendo o ambiente de inovação e criado oportunidades na economia local. Saiba mais sobre a Incubadora do Ifes em agifes.ifes.edu.br.

Núcleo Incubador São Mateus
O Núcleo Incubador do Campus São Mateus iniciou suas atividades em 2018 e desenvolve diversas ações, auxiliando micro e pequenas empresas nascentes ou que estejam em operação, que tenham como principal característica a oferta de produtos e serviços no mercado com significativo grau de inovação. O Núcleo oferece suporte técnico, gerencial e formação complementar ao empreendedor e facilita o processo de inovação e acesso a novas tecnologias nos pequenos negócios. A sua atuação está ligada às áreas de gestão empresarial; gestão tecnológica, com destaque para os eixos de engenharia mecânica e engenharia elétrica; captação de recursos; propriedade intelectual; tecnologias educacionais; gestão da inovação; design e desenvolvimento de protótipo; e energias renováveis.

Atualmente, conta com um edital de incubação aberto com cinco vagas para empreendimentos não residentes. A seleção é de fluxo contínuo e está previsto um processo seletivo simplificado para empresas interessadas nos eixos de negócios contemplados no edital. Os interessados poderão apresentar as propostas online, com processo de seleção totalmente eletrônico, facilitando as inscrições e processo de seleção neste período de pandemia. Acesse o edital.

Saiba mais sobre o núcleo.
Mais informações pelo e-mail: incubadora.sm@ifes.edu.br

 

Fim do conteúdo da página