Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Cursos > Graduação > Segunda Licenciatura em Física - Parfor
Início do conteúdo da página

Segunda Licenciatura em Física - Parfor

Publicado: Quarta, 30 de Setembro de 2015, 14h23 | Última atualização em Terça, 26 de Janeiro de 2016, 10h10

O curso de segunda Licenciatura em Física tem por finalidade qualificar docentes para o ensino de Física a partir de professores que já atuam na rede pública de ensino, no ensino médio e no fundamental.

Perfil do Profissional

No caso específico do Licenciado em Física, deseja-se que este profissional dedique-se prioritariamente às atividades de ensino, disseminando o saber científico desta ciência, e, para tal, ele deve possuir habilidades específicas, dentre elas: o planejamento e o desenvolvimento de experiências didáticas, destacando os aspectos importantes relacionados aos conceitos e princípios físicos envolvidos nestes experimentos; elaboração e/ou adaptação de materiais adequados e compatíveis com os objetivos educacionais estabelecidos, referentes aos conteúdos de sua disciplina.

Este educador deve ter não só uma sólida formação em física, dominando tanto os seus aspectos conceituais, como os históricos e os epistemológicos, mas também formação em educação, tendo a seu dispor elementos que lhe garantam o exercício competente e criativo da docência nos diferentes níveis do ensino formal e espaços não formais, atuando tanto da disseminação dos conhecimentos desenvolvidos pela Física enquanto instrumento de leitura da realidade e construção da cidadania, como na produção de novos conhecimentos relacionados ao seu ensino e divulgação.

Área de Atuação

A área de atuação do Licenciado em Física é a docência na educação básica, na série final do ensino fundamental e nas disciplinas de Física do ensino médio. Este profissional poderá também: Continuar sua formação acadêmica ingressando no curso de bacharelado em física ou na pós-graduação em física ou áreas afins; Fazer pesquisa na área de ensino de física produzindo e difundindo conhecimentos; Lecionar disciplinas de física em instituições de ensino superior. Atuar no ensino a distância, na educação especial (ensino de física para deficientes físicos), centros e museus de ciências e divulgação científica.

Campus em que o curso é ofertado

Campus Cariacica

Modalidade Presencial 

Turno Noturno (sextas-feiras à noite) e diurno (sábados durante o dia) semanalmente

Duração 2 anos 

Quantidade de vagas 40 (entrada única) 

Ato de autorização Portaria Proen nº 03/2015, de 16/09/2015  

Contato da Coordenadoria do Curso 27 3246-1600 – Ramal 626  

Projeto do Curso

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página