“Estamos mais energizados”, diz reitor ao final do Conexões Ifes 2024
Jadir Pela discursou no encerramento do evento, que reuniu mais de 600 servidores em Aracruz.
Foram três dias de debates, confraternização e conhecimento. O Conexões Ifes 2024 reuniu mais de 600 pessoas no Sesc Praia Formosa, em Aracruz, entre servidores, palestrantes e equipe de apoio. O evento contou com uma vasta programação voltada para a ciência, a técnica e também o humano. Para o reitor do Ifes, Jadir Pela, o público saiu “mais energizado”.
“Hoje nós estamos mais humanos. Foi o que percebi em cada rosto, cada sorriso, cada manifestação dando bom dia com alegria e com sorriso. Imagino que estejamos mais energizados. Precisamos ser mais felizes. A nossa rotina de trabalho pode ser sufocante, então precisamos de momentos como este. Quero agradecer a todos. Sei que o sarrafo subiu, e nós vamos trabalhar muito para que 2025 tenhamos um encontro ainda maior”, destacou o reitor no encerramento do evento.
Com o tema “Educar, Incluir, Inovar", o Conexões Ifes, que aconteceu entre os dias 19 e 21 de junho, contou com palestras, painéis, mesas-redondas, apresentações culturais e atividades integrativas. “Uma coisa muito interessante do Conexões Ifes é que ele reúne pessoas que normalmente não se encontram, que se falam por telefone ou mensagem e passam a se conhecer. O ganho é a sensação de pertencimento, união e orgulho de fazer parte da instituição, que é capaz de fazer um evento como esse. E pensar na temática: Educar, incluir e inovar - não tem como sem considerar as pessoas que a estão promovendo, nosso foco é fazer com que os nosso líderes levem para os campi essa motivação, fazendo nossa missão principal de educação”, avalia Érica Signorelli Ferreira, que preside a comissão organizadora do evento junto com Pietra Borchardt.
“Essa interação do público com a programação, seja nas palestras, oficinas ou nos momentos de integração, nos dá muito orgulho, é gratificante vê-los dessa forma”, completa Pietra, ao avaliar o sucesso de cada atividade do evento. Ela lembra que toda a programação foi construída a partir da pesquisa de avaliação do ano passado. “Isso acabou trazendo essa dimensão humana, que já foi um destaque no ano passado. A gente percebeu que as pessoas precisavam de mais conteúdo nesse sentido. E estando numa instituição que lida com ciência e tecnologia, é importante fazer um balanço das duas coisas”, destacou.
Pietra lembra a fala do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, na abertura do evento, quarta-feira (19), que destacava a importância do valor humano no desenvolvimento da técnica e da inovação. “É um evento de repactuação dos nossos compromissos uns com os outros, de carinho, respeito e afetividade de modo geral. Momento de debater e divergir, o que faz parte, mas de se encontrar num propósito. Pensar em que tipo de pessoas queremos formar na instituição diante dos desafios que o mundo nos traz”, disse o ministro durante a abertura.
Além de palestras que buscaram desenvolver o potencial técnico e humano do público participante, o evento contou com mesas-redondas com importantes debatedores que discutiram a importância da renovação dos currículos, das parcerias estratégicas, os desafios nas questões ambiental, social e de governança, inteligência artificial e muitos outros.
O autocuidado fez parte da programação, com ações integrativas que levou o samba, alongamento e automassagem e outras atividades para o público, além de diversas atrações culturais, como o Ifes Jazz Band, Orquestra Acadêmica e Coral Cameria, Coral ReEncanto, apresentação de grupo de dança pomerana e muito mais.
Confira a cobertura completa do Conexões Ifes 2024:
Palestra do Conexões traz técnicas para uma comunicação não violenta
Mesa debate possibilidades para garantir a permanência dos estudantes
Parcerias estratégicas: colaboração com empresas e governo e participação em redes de inovação
IA amplia eficiência em atividades de rotinas administrativas
Mesa-redonda do Conexões Ifes debate desafios das práticas ESG
Conceitos e valores da diversidade são apresentados em palestra do Conexão Ifes
Conexões Ifes 2024: Painel discute análise de riscos políticos e os desafios da Rede Federal
Mesa-redonda discute inovação na educação a partir da reorganização dos currículos
Precisamos repactuar forma de trabalho 'adoecedora’, diz psicólogo Alexandre Coimbra
Redes Sociais